O Opala V8

Conheça o Opala de Daniel Dias Gonçalves

E veja o processo de implante do seu novo coração, um V8 318 Dodge.


O início

Daniel Dias Gonçalves sempre foi um apaixonado por carros, especialmente os antigos com motores V8, como todos nós. Em março de 2007 comprou um Opala Coupe 1978 4cc pensando em montar algo diferente, cogitou colocar o motor 6cc e prepará-lo, mas queria algo mais...

A Loucura...

...Foi aí que apareceu uma oportunidade, um motor V8 retirado de um Dodge Dart com caixa de 3 marchas que ficou parado durante aproximademente 2 anos, reparem a sujeira nas fotos...

Logo que comprou o motor já começou a preparação do Opala para recebê-lo, optou por começar pela suspensão, colocando as molas do Opala 6cc, amortecedores novos, jogo completo de buchas de PU na suspensão dianteira, etc.

...Comprou as primeiras peças de performance para o motor, um carburador quadrijet Holley 800CFM Mecânico (Double Pump) e uma bomba de gasolina elétrica Holley. De início optou por uma flange de adaptação de Quadrijet para Bijet para etapa de adaptação.

Apesar do tempo parado o motor não estava travado, mesmo não entendendo NADA de mecânica resolveu botar a mão na graxa, comprou talha, ferramentas e desmontou todo o motor sem maiores problemas, mas claro, foi ajudado remotamente pelo meu seu amigo James rsrs. O mais trabalhoso foi limpar tudo, foram litros e mais litros de gasolina, diesel, sabão, água. "Agradeço a minha esposa por não encrencar com aquela sujeira na garagem" Diz Daniel...

Os cabeçotes foram mandados para uma retífica para retirar o vazamento de 3 válvulas, que ficou limpinho e sem folgas.

Após tudo limpo chegou a hora de montar, mas cadê os parafusos? Todos lhe zuavam dizendo que iria sobrar, mas faltou!!! Resolvu-se então colocar tudo novo, foram várias idas e vindas para comprar os parafusos que estavão faltando, isto sem contar os periféricos do motor, arranque, volante, embreagem, velas, cabos de vela, ignição eletrônica, juntas e mais uma infinidade de peças.

Após o motor parcialmente montado (cabeçote, carter admissão) colocou-se um pouco de óleo e ligou o arranque para ver se o óleo estava subindo para todas partes do motor, Confira o video um videozinho:

Chegou a hora de pintar o motor, a cor escolhida foi o Laranja Boreal (Código 78) como cor principal e os detalhes preto. Reparem na foto, encostado na parede, foi feito um suporte para ligar o motor no chão.

Daniel apanhou muito para ligar o motor, foram três dias tentando, mais uma vez seus amigos lhe ajudaram remotamente, James e Rafael Kalaora, mas apesar da ajuda ele não conseguiu ligar. Foi aí quando ele acordou numa quarta-feira disposto à ligar a qualquer custo, depois de muito fogo na admissão o motor deu a primeira "urrada" e manteve a rotação, a emoção foi grande, bons momentos!!!

Apesar de alguns vazamentos na tampa de válvula, carter, bomba de óleo com pouco pressão, etc ... deu para sentir a força do V8 nas acelerações e o bom funcionamento do motor.

A adaptação

Agora com o motor funcionando, poderia começar a adaptação no Opala, é muito trabalho, trambulador para caixa de 3 marchas, carter, pescador, suporte do motor, cardan, radiador etc. Se eu fosse fazer a adaptação, iria precisar de muitas ferramentas, tempo, conhecimento ... resolvi deixar a adaptação do motor com o André da oficina LiberCar de Itaúna-MG. Troquei as tampas de válvulas, adaptamos o carter e mantemos os 6 litros de óleo, etc.

Após descer o motor no cofre do Opala, deparamos com três problemas:

1) Hidrovácuo esbarrando na tampa de válvulas.

2) Setor esbarrando no coletor original do escapamento.

3) Suporte da bateria.

Resolvemos desmontar o setor e o cilindro do freio, cortamos o suporte da bateria e prosseguimos com a adaptação do motor.

Abaixo, algumas fotos do início da adaptação no Opala.

Foi feito um sistema de acionamento da embreagem por cabo, mas estamos tendo problemas, ficou muito duro e o cabo está arrebentando as travas, até o momento estamos estudando outra forma de fazer esta adaptação. O freio irei utilizar o mecânico e em breve freio a disco nas quatro rodas, o coletor do escapamento será feito dimensionado sob medida. Estas são as principais dificuldades que ele esta enfrentando. Também esta a procura de um diferencial Dana 44 com relação 3:07, por enquanto vai utilizar o Braseixos do Opala 4cc até ele quebrar rsrsrs.

O Opala ganhou um jogo de rodas de ferro originais com calotinhas cromadas, sobre aros e as rodas traseiras cromadas alargadas com pneus 235.

Agora com o motor no opala, ligaram o motor e testar as marchas, abaixo os vídeos dos primeiros roncos do V8, o novo coração do Opala.

Por fim, e em fase final da adaptação, problemas com certeza virão, mas devagar vai se resolvendo rsrs. O projeto é colocar tuchos mecânicos, trabalhar cabeçote, comando, substituir a corrente de comando por engrenagens, pistões e virabrequim forjados, aliviar os componentes internos, etc. Quem sabe um blower no futuro rsrs... Até uma estrutura tubular por todo o Opala não está descartada.

em breve mais informações sobre o desenrolar do projeto.

Agradecimentos:

  • Deus, por tudo!

  • Renata, sua esposa, por ter paciência pelos vários finais de semana que fiquei o dia todo trabalhando no motor, fora a sujeira ...

  • James (Bender) de Barueri-SP (de quem comprei o motor) pelas dicas e ensinamentos.

  • Rafael Kalaora de SP Capital pelas dicas e peças.

  • André da LiberCar de Itaúna - MG

É isso aee Daniel, parabéns pelo carro, muito sucesso.

Equipe Opala SS.

Adaptado de: http://www.dgnetwork.com.br/opala/


16 Comentários

daniel to com um opala 76 e tambem to com a idea de colocar um v8 318 com cambio de 4 marchas queria saber se voce pode me disser com resolveu os problemas passo a passo e me mandar umas fotos e ideas eu manjo de mecanica pode me ajudar

 
luiz em 06 de fevereiro de 2012 - segunda às 14:34

Ola tenho um Opala igual ao seu 1978 4cc,e tenho um motor 292 v8 do Galax 500,como fasso para adaptar cambio 4 marchas do maveric nesse Opala ( e quanto axa que gastarei para montar no Opala 1978 e ficar Filé...)

Desde Já agradesso e se possivel resposta rapida muito obrigado....

 
Cleverson Marcio em 28 de dezembro de 2011 - quarta às 18:53

Ola tenho um Opala igual ao seu 1978 4cc,e tenho um motor 292 v8 do Galax 500,como fasso para adaptar cambio 4 marchas do maveric nesse Opala ( e quanto axa que gastarei para montar no Opala 1978 e ficar Filé...)

Desde Já agradesso e se possivel resposta rapida muito obrigado....

 
cleverson em 28 de dezembro de 2011 - quarta às 18:51

carra da vomtade de chora parabems

 
cassio em 20 de dezembro de 2011 - terça às 11:22

eu tenhu um opala 90 e quiria adaptar para um motor 8 cilindros
queria saber alguem fais issu pra mim

 
messias em 22 de outubro de 2011 - sábado às 18:11

pow cara gostei muito que deus te abensoe.

 
junior em 24 de agosto de 2011 - quarta às 14:25

pow cara gostei muito que deus te abensoe.

 
sidney em 24 de agosto de 2011 - quarta às 14:25

Eai gostei do trabalho,gostaria q vc me ajudasse,eu estou montando um opala 76,com o motor do dodge com pistao e biela forjados um blower 6:71 com duas quadrijet 650cfm e vou andar com 1,50kg de pressao,gostaria de umas dicas para nao apanhar muito.No suporte do motor vc usou o mesmo,vc teve q eliminar o idrovacuo,o carter vc cortou e inverteu ou achou algum q deu certo a caixa ceca do cambio chega a pegar no tunel.espero q vc me ajude,obrigado,logologo colocarei as fotos no meu orkut c quiser pode me adicionar.Gersonbl@ig.com.br.

 
gerson em 22 de março de 2011 - terça às 10:46

Eai gostei do trabalho,gostaria q vc me ajudasse,eu estou montando um opala 76,com o motor do dodge com pistao e biela forjados um blower 6:71 com duas quadrijet 650cfm e vou andar com 1,50kg de pressao,gostaria de umas dicas para nao apanhar muito.No suporte do motor vc usou o mesmo,vc teve q eliminar o idrovacuo,o carter vc cortou e inverteu ou achou algum q deu certo a caixa ceca do cambio chega a pegar no tunel.espero q vc me ajude,obrigado,logologo colocarei as fotos no meu orkut c quiser pode me adicionar.Gersonbl@ig.com.br.

 
gerson em 22 de março de 2011 - terça às 10:45

Então brou, ficou loko essa máquina, ae tenho um seis bokas e tão
fuçando o motor dele, tô arrancando dinheiro não sei da onde, boa
sorte.

 
Ronny Charles em 26 de janeiro de 2011 - quarta às 14:31

olá amigo,parabens pelo carro já está pronto??? eu estou montando um opala cupe com motor de dodge tambem,ainda não comecei a adptação,vc poderia me informar como foi realizada a sua adptação,o que deu mais trabalho,vc modificou o carter,alterou o hidrovacuo,setor,coletor de escape,como foi feito,coxins de motor ,cambio,fez suportes??? se tiver algumas fotos da adaptação poderia enviar para meu email??? grato pela sua atenção,abraço.

 
EDSON em 09 de janeiro de 2011 - domingo às 17:07

amigo vc sabe de umas rodas palito igual tava no seu opala marrom ai obrigado

 
felix gustavo victoriano em 02 de janeiro de 2011 - domingo às 15:04

parabéns pelo site cara e parabéns pela máquina do mal ae 8cc ta cantando bonito num eh brincadeira não esse ronco tá maravilhoso!!! aqui na minha cidade tem um cara com um opala (82 se eu não me engano)o cara adaptou um motor do camaro ficou show de bola arrasta qualquer um só de segundinha kkkk maquinão mesmo.

geivys serrano:opala comodoro 4cc alcool,mod. coupe ,cor preto ano 1986 rodas aro 15 estrela 6 pontas, cabeçote rebaixado carro ainda em desenvolvimento!!!!!!!!!!

 
GEIVYS SERRANO em 09 de dezembro de 2010 - quinta às 09:41

Amimgo poderia colocar algumas preparações para opala 4cc turbo...

Site esta muito bala...

Hum grande abraço

 
Fernando em 04 de dezembro de 2010 - sábado às 14:23

Amimgo poderia colocar algumas preparações para opala 4cc turbo...

Site esta muito bala...

Hum grande abraço

 
Fernando em 04 de dezembro de 2010 - sábado às 14:23

AMIGO COMPREI UM VITAR COM O GRAMDE PROBREMA DE FREIO NA TRAZEIRA FOIA GUI TIVI UMA IDEI DE ADABITAR DOS CILIDRO DO NIVA. FICO UM POCO MEILOR MAIS PRECIZO TROCAR O CILITRO MESTRI PODERIR A VER UMA FORMA MAIS FORTE PARA MELHORA ESTE FREIO OK,..TOME ABRACO

 
jose tome do nascimento em 21 de novembro de 2010 - domingo às 16:51

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